Vale a pena comprar um iPhone 8 em 2021?
A Apple anunciou a segunda geração do iPhone SE como uma versão atualizada do iPhone 8, ou seja, mantendo o visual da linha antiga, mas trazendo as configurações potentes do iPhone 11. Com o lançamento, a marca retirou o iPhone 8 e a sua versão Plus do seu site oficial.
Apesar disso, até quando os stocks acabarem, o iPhone 8 ainda permanece como o smartphone mais acessível da Apple, podendo ser encontrado em lojas a um preço muito acessível quando comparado com outros modelos.
Contando com o visual, configurações e câmeras de três anos atrás, será que vale a pena ainda optar pelo iPhone 8 ou investir um pouco mais e partir para o iPhone SE (2020)? Destacamos os seus pontos positivos e negativos abaixo, e, no final, é você quem decide.
Prós
- Construção em vidro Gorilla Glass e metal nas laterais;
- Certificação IP67 (resistência contra água e poeira);
- Desempenho decente com processador Apple A11 Bionic;
- Sistema operacional atualizado e otimizado;
- Câmera traseira de ótima qualidade.
Contras
- Bordas extremamente grandes;
- Não possui entrada de 3.5 mm para auriculares;
- Não possui entrada para cartão de memória;
- Conjunto fotográfico não oferece outros tipo de lentes — como ultrawide ou retrato;
- Pouca autonomia de bateria.
Especificações técnicas ainda são o ponto forte deste modelo
Os números nunca foram tão relevantes para a Apple. Enquanto os smartphones da época já traziam 4 GB de memória RAM, o iPhone 8 foi lançado com uns modestos 2 GB. No entanto, é de conhecimento geral que o iOS, sistema operacional da Apple, é muito mais otimizado que o Android, ou seja, pode rodar com configurações numericamente inferiores.
Por falar em sistema operacional, a Apple continua a disponibilizar atualizações de software ao iPhone 8, fornecendo as últimas novidades presentes nos iPhones mais recentes — inclusive, ele já está garantido para receber o novo iOS 14.
Outro grande destaque é o seu processador Apple A11 Bionic. Diferente dos utilizados no Android, que ficam “lentos” em dois anos, o iPhone mais antigo, mesmo com três anos de idade, ainda roda todas as aplicações e jogos da App Store com uma "perna às costas”.
Assim como outros iPhones, o iPhone 8 também não traz suporte para cartão de memória, o que basicamente obriga o utilizador a gastar mais para ter mais armazenamento interno. Outra coisa que fica de fora é o conector de 3.5 mm para auriculares — mas também já estamos acostumados.
Outro ponto negativo é a falta de um carregador com suporte para carregamento rápido na caixa, obrigando o utilizador a comprar um dispositivo separado se quiser usufruir dos 15 W de potência.
Câmara
Diferente da bateria, a Apple sempre foi bastante elogiada no que diz respeito às câmeras dos iPhones. O iPhone 8, por exemplo, conta com apenas um sensor de 12 MP, abertura de f/1.8 e estabilização óptica de imagem (OIS), que garantem ótimas fotos em ambientes noturnos e bem iluminados. Além disso, a câmera frontal traz 7 MP e suporte para HDR.
Vale a pena comprar um iPhone 8 em 2021?
A resposta é: depende. iPhones nunca foram baratos, e atualmente é possível encontrar um iPhone 8 por valores inferiores a 400€. De facto, ele traz uma excelente construção, desempenho acima da média para o seu tempo de vida e atualizações de software constantes, diferente de praticamente todos os concorrentes Android de há três anos atrás.
As câmeras também não deixam a desejar, embora não possuam recursos importantes que a maioria dos utilizadores preza hoje dia, como modo retrato e mais opções de câmeras. A bateria é talvez o calcanhar de Aquiles do iPhone 8, tendo uma das menores capacidades do mercado.
Agora, caso você seja um utilizador de Android e esteja a pensar em mudar para a Apple sem gastar muito, o iPhone 8 ainda é uma ótima opção em 2021. Vale lembrar que existe uma versão Plus do modelo, que conta com um ecrã maior e mais uma câmera na traseira.