Telemóvel impede que tire "nudes" através de IA
Enviar fotos sensuais para outras pessoas por aplicações messengers ou simplesmente guardar as imagens no seu telemóvel pode ser uma ação perigosa — há formas de mandar nudes com segurança, mas pode-se arrepender de fazer o clique ou até de ver o conteúdo cair em mãos erradas.
Pensando no público jovem, uma fabricante japonesa chamada Tone apresentou um novo smartphone com Android que tem uma espécie de "trava antinudes". Trata-se do modelo e20, que usa um recurso de Inteligência Artificial que o impede de fotografar a si mesmo sem roupas.
O funcionamento é simples: um software embutido na câmera do aparelho usa algoritmos que, ao detectarem que está tirando nudes, simplesmente bloqueia a foto de ser armazenada na galeria. O controlo parental dele também é bastante intenso: é possível conectar o dispositivo ao aparelho de outra pessoa, como pais ou responsáveis, para que eles recebam um alerta Fono caso de uma "foto inapropriada" ser bloqueada.
O e20 não tem especificações técnicas muito poderosas: tem uma tela HD+ (1520x720 pixels) de 6,26", tem um chip octa-core de 2 GHz e bateria de 3.900 mAh. Sserá vendido no Japão por 19,800 yen, cerca de €165 em conversão direta de moeda. Não há previsão de lançamento do modelo em outros países.