Blog

Europa determina conector padrão para smartphones 🔌

Europa determina conector padrão para smartphones 🔌

O Parlamento Europeu aprovou nesta quinta-feira, 30, uma resolução que visa padronizar todos os conectores de carregamento em smartphones, tablets e dispositivos móveis vendidos na Europa. Com 582 votos a favor e 40 contra, agora fica a cargo da Comissão Europeia apresentar até julho de 2020 as regras que as fabricantes deverão seguir.

O impacto não será muito notável em fabricantes de telemóveis Android, visto que a grande maioria dos smartphones lançados nos últimos anos estão a ser produzidos com o conector USB-C. Mas isso deverá fazer com que até mesmo os equipamentos mais básicos e acessíveis se adaptem ao novo padrão ao invés de continuar insistindo no conector microUSB não reversível e de velocidades menores.

A resolução vai entrar em vigor apenas na União Europeia e deve surtir impacto em todo o mundo, já que para reduzir os custos de fabricação as empresas devem adaptar a linha de produção global para adequar-se às leis europeias.

O que muda para a Apple?
Sendo a única empresa que publicamente foi contra a aprovação das novas regras para a Europa, a Gigante de Cupertino afirma que “Apple significa inovação” e que a regulamentação de impor um conector padrão em todos os smartphones “vai congelar a inovação ao invés de encorajá-la”. A empresa continua a afirmar que “tais propostas são más para o meio ambiente e desnecessariamente perturbadoras para os clientes.”

Com a resolução, a Apple será a única fabricante do mundo a mudar do seu conector dedicado, o Lightning, para o USB-C.

Vale lembrar que ao invés de continuar a usar o cabo Lightning nos modelos mais recentes de iPad Pro, a empresa optou pelo uso do cabo USB-C.

Não está claro se a empresa deve usar o USB-C já nos próximos lançamentos, mas é muito provável que todos, ou a grande maioria dos equipamentos móveis de 2021 já ofereçam suporte para o novo conector.

Fonte: Tudocelular